Saturday, March 22, 2008

2.7. Selecção natural e selecção artificial

Como planta preponderantemente autogâmica, tem permitido ao agricultor a fixação das modificações sofridas ao longo dos séculos de evolução, devidas a mutações e recombinações genéticas. A selecção natural exercida sobre o feijoeiro, que reflecte a influência ambiental e o isolamento das populações, originaram uma diversidade regional característica da espécie, e que se conserva uma vez estabelecida. Deste modo verifica-se a existência de um vasto leque de variedades locais de feijão adaptadas às diversas condições edafoclimáticas, presentes no país.

A enorme selecção exercida sobre o feijoeiro através dos tempos incidiu, de algum modo, sobre aspectos relacionados com a semente, nomeadamente tamanho, cor e características organolépticas. Assim, o agricultor terá preservado, para as sementeiras seguintes, sementes com o maior tamanho, mais saborosas e menos duras.

A técnica tradicional utilizada na produção do feijão exerce, de certa forma, uma selecção sobre as variedades, em que algumas delas são mais favorecidas do que outras, com maior exigência em factores fitotécnicos de produção.

No entanto, a perda do material genético provocada pelo abandono da actividade agrícola, movimentos migratórios, modernização da agricultura e outros aspectos, levam à extinção de variedades locais.

No comments: