Saturday, March 22, 2008

3.2. Materiais e métodos

3.2.1 Pesquisa
O trabalho iniciou-se por estabelecer contacto com o Banco Português de Germoplasma Vegetal, que acompanhou o projecto.

Foram feitos contactos com 8 empresas de comercialização de sementes hortícolas em todo o país. O contacto foi via endereço electrónico, carta e telefone.
Foram feitas duas visitas pessoais a Vieira do Minho e ao Porto, onde foram obtidas respectivamente as amostras de feijão amarelo e as amostras da Casa César Santos.

Na biblioteca de Braga foi feita uma pesquisa de bibliografia sobre feijão, assim como na biblioteca do Instituto Superior de Agronomia. Na biblioteca de Braga foi consultado o livro “O Feijão: Variedades, Cultura, Produção”, de Mário Bento Ripado. Na biblioteca do ISA a pesquisa incidiu sobre relatórios de estágio e relatórios de trabalho sobre variedades de feijão.

3.2.2 Elaboração do Catálogo
As amostras obtidas para o catálogo têm diversas origens: comercial; banco de germoplasma; particulares.

As variedades são observadas individualmente. Quando se trata de sementes com tratamento fitosanitário, estas são sujeitas a uma lavagem em água corrente de forma a eliminar o tratamento.

Para cada uma das amostras é feito o registo do nome, a sua origem, peso 100 grãos, forma do grão e cor do grão. Procede-se em seguida ao registo fotográfico, em formato digital.

No comments: